SEGUIDORES

domingo, 17 de agosto de 2014

MÃOS


Tema: Mãos levantadas para vitória            Êxodo 17:8-13


Então veio Amaleque, e pelejou contra Israel em Refidim.
Por isso disse Moisés a Josué: Escolhe-nos homens, e sai, peleja contra Amaleque; amanhã eu estarei sobre o cume do outeiro, e a vara de Deus estará na minha mão.
E fez Josué como Moisés lhe dissera, pelejando contra Amaleque; mas Moisés, Arão, e Hur subiram ao cume do outeiro.
E acontecia que, quando Moisés levantava a sua mão, Israel prevalecia; mas quando ele abaixava a sua mão, Amaleque prevalecia.
Porém as mãos de Moisés eram pesadas, por isso tomaram uma pedra, e a puseram debaixo dele, para assentar-se sobre ela; e Arão e Hur sustentaram as suas mãos, um de um lado e o outro do outro; assim ficaram as suas mãos firmes até que o sol se pôs.
E assim Josué desfez a Amaleque e a seu povo, ao fio da espada

Introdução:
O povo de Israel no comando de Moisés a caminho da terra prometida enfrenta agora os Amalequitas, Moisés direciona Josué para batalha deixando sobre a responsabilidade dele homens para peleja. Moisés com seu irmão Arão e Hur ficaria no monte. E acontecia que, quando Moisés levantava a sua mão, Israel prevalecia; mas quando ele abaixava a sua mão, Amaleque prevalecia, porém Arão e Hur sustentaram as mãos de Moisés e venceram a batalha.

1 - Primeira lição: Enfrentar as adversidades. Os Amalequitas representam os problemas que querem impedir nosso caminhar para terra prometida, querem neutralizar as bênçãos do Senhor. Deus disse que o povo chegaria à terra de descanso, sairia do sofrimento e entraria numa terra que mana leite e mel.
O segredo da vida esta nas dificuldades nas barreiras, nas muralhas que aparecem em nossa frente.

2 - Segunda lição: União. Para vencermos nossos inimigos que são problemas como: desemprego, doença, solidão, falta de recursos, temos que nos unir juntar forças.

 Provérbios 18:1Busca satisfazer seu próprio desejo aquele que se isola; ele se insurge contra toda sabedoria.

3 - Terçeira lição: Estratégia para enfrentar. Moisés orienta qual estratégia tomar para vencer os Amalequitas, o verdadeiro líder tem e si a direção para toda e qualquer situação, Moisés tinha uma comunhão com o Senhor de tal maneira que a direção dele era a direção do Senhor, temos que estar ligado com o Senhor para sermos orientado por ele e passarmos a verdadeira direção.

4 - Quarta lição: Preparação: Josué é colocado em destaque neta batalha como líder. Um líder não surge subitamente da noite para o dia, mas o tempo de liderança aparece repentinamente e quando isso acontece, surgira um líder que durante algum tempo se preparou. O nome de Josué significa “salvação”. Temos que estar preparados para as batalhas às oportunidades de crescimento na nossa vida aparecerá, mas o que estiver mais bem preparado será líder.

                                     Folha 2  Tema: Mãos levantadas para vitória       Êxodo 17:8-13
5 – Quinta lição: Orar sem cessar.

Moisés “sig.tirado da águas”,  

Arão: Significa “montanhês”, “o elevado”, “o exaltado”.

Hur era um homem da tribo de Judá e da casa de Calebe. Uma biografia muito pequena, mas foi um grande homem a serviço de Deus.
I Cr.s 2:19-20 E morreu Azuba; e Calebe tomou para si a Efrate, da qual lhe nasceu Hur. E Hur gerou a Uri, e Uri gerou a Bezaleel.

Estes três sobem para orar no cume do outeiro, “Parte mais alta da montanha. Pico da montanha”, e nenhum saiu do monte enquanto não terminou a batalha.
Temos que permanecer firmes na oração, orar sem cessar.

Pergunta: "O que significa orar sem cessar?"

Resposta:
O comando de Paulo em 1 Tessalonicenses 5:17: “Orai sem cessar” pode ser bastante confuso. Obviamente, não pode significar que devemos estar com uma postura de cabeças baixas e olhos fechados o dia todo. Paulo não está se referindo a falar sem parar, mas uma atitude de consciência da presença de Deus e de render a Ele tudo o que fazemos o tempo todo. Todo momento que estamos acordados deve ser vivido com a consciência de que Deus está conosco e está ativamente envolvido em nossos pensamentos e ações.

6 – Sexta lição: Confiança:
 Porém as mãos de Moisés eram pesadas, por isso tomaram uma pedra, e a puseram debaixo dele, para assentar-se sobre ela; e Arão e Hur sustentaram as suas mãos, um de um lado e o outro do outro; assim ficaram as suas mãos firmes até que o sol se pôs.

Esse ato de Moisés, estendendo as mãos para Deus, devia ensinar a Israel que, enquanto pusesse em Deus sua confiança, se apegassem a Sua força e exaltassem o Seu trono, Ele lutaria por eles e subjugaria seus inimigos. Contudo, quando perdessem a confiança em Seu poder e confiassem em sua própria força, seriam mesmo mais fracos do que seus inimigos, que não tinham o conhecimento de Deus, e estes haviam de prevalecer sobre eles. Deus é a nossa rocha.

7 – Sétima lição: Edificar um altar

Então "Josué desfez a Amaleque, e a seu povo, ao fio de espada". Êx. 17:13. E Moisés edificou um altar, e chamou o seu nome, o Senhor é minha bandeira.

Em todas as nossas batalhas após termos vencido temos que ter um memorando em memória das vitórias que Deus nos concedeu. Temos o costume de esquecer o que Deus tem feito em nossas vidas.

Conclusão: Temos que enfrentar as adversidades, nos unir, estarmos preparados para o trabalho designado, fazermos planejamento, orar sem cessar, confiarmos no Senhor, edificar um altar de lembranças ex:  Santa ceia.


Que Deus abençoe poderosamente! 

Bispo Tony Moura

Nenhum comentário:

Postar um comentário

bate papo RADIO INTER WEB